BOAS PRÁTICAS
Comunicação

O primeiro passo para uma boa comunicação é ter uma estratégia. Nos dias de hoje e no panorama da fabricação digital é fundamental ter uma estratégia de marketing digital estruturada para promover uma marca. As ações de comunicação a implementar pelos FabLabs no âmbito do marketing digital deverão ser sustentadas por uma estratégia de marketing de conteúdo e criação de valor. Disponibiliza-se o plano de marketing definido para a Rede Nacional de FabLabs que contém guias de apoio que os FabLabs poderão seguir.

Vigilância tecnológica

O FabLab deverá promover ações de vigilância tecnológica como idas a feiras técnicas, pesquisa online, consulta de newsletters ou outras formas. Os resultados das ações de vigilância tecnológica deverão ser partilhados internamente com todos os colaboradores técnicos do FabLab e com outros FabLabs.

Manutenção de equipamentos

As boas práticas de manutenção aos equipamentos são essenciais para assegurar a sua disponibilidade. Será recomendável a realização de manutenção preventiva, com base num plano de manutenção geral do FabLab ou nos planos de manutenção dos equipamentos, elaborados pelos respetivos fabricantes.

Formação

A formação adequada é a condição essencial para a correta utilização dos equipamentos e o aproveitamento pleno das suas capacidades. Deverá ser direcionada em função dos destinatários e das funções que desempenham dentro do FabLab.

Rastreabilidade interna

A aplicação da rastreabilidade ao ambiente interno do FabLab permite que um determinado projeto ou serviço possa ser classificado em termos de tipologia, complexidade ou necessidade de sigilo. A referenciação em base de dados de todos os pedidos entrados no FabLab permite igualmente registar de forma eficaz e inequívoca os serviços prestados e materiais eventualmente dispendidos.